segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bem vindos ao InfoAtivo.DefNet


DEFNET - Lançamento do BLOG INFOATIVO.DEFNET = nossa Proclamação
(imagem com a logomarca do DEFNET - feita em paintbrush como homenagem a Yuri, meu filho, que era um ser amoroso e com paralisia cerebral, representado por um menino 'verde' de braços abertos na letra T, emergindo de uma teia de traços emaranhados de cor azul que simbolizam os múltiplos pontos nodais da Internet,com fundo em vermelho, realçando o vigor e intensidade de meu afeto, desenho feito em 1994,nos primórdios da construção do site do DefNet)

Aos Amigos e Amigas Leitores e Seguidores do INFOATIVO DEFNET

Após muitas solicitações e inspirações, oriundas de diferentes recantos e latitudes/longitudes, estou lançando um BLOG com as informações, comunicações, editoriais, eventos e PROCLAMAÇÕES do DEFNET.

Acessem o endereço: http://infoativodefnet.blogspot.com.br  e enviem seus comentários e suas postagens para que possamos enriquecer as já múltiplas formas de intervenção no mundo da Internet, principalmente as ligadas a Direitos Humanos, Bioética, Saúde Mental, Tecnologias e os temas da INCLUSÃO/EXCLUSÃO em nosso mundo globalizado.

Devido à minha atual condição de saúde, ou seja de INCAPACIDADE, segundo a CIF-2001, decorrente de um traumatismo que me levou à uma neurocirurgia em região lombo-sacral, com a artrodese (fixação) de vertebras (l4, l5 eS1) através de 06 parafusos de titânio, estou podendo utilizar a transformação de minhas 'dores' em 'ardores micropolíticos', ou seja posso ter o tempo de 'imobilização física', para além das limitações de funcionalidade, que me permitiu a concretização destes novos caminhos de inteligência coletiva e ciberespaço para o INFOATIVO DEFNET. 

NASCE ou melhor é lançado ao mundo, afetivamente, mais um BLOG, com a finalidade de abrir um espaço para a memória de mais de 4000 informativos eletrônicos já enviados por mim.
Nas vésperas do 15 de novembro, data histórica da Proclamação da República, lanço também a primeira PROCLAMAÇÃO DO DEFNET, através de um estímulo ao COMBATE AO RACISMO, AOS PRECONCEITOS, ÀS DISCRIMINAÇÕES E À DESFILIAÇÃO.

Por ser um afrodescendente, muito embora muitos ainda reconhecido com parte dos 'pardos', trago para os amigos a comemoração do DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, que será comemorado no dia 20 de novembro de 2009 (Leia o primeiro iNFOaTIVO no BLOG sobre a necessidade de comprovação legal de ATITUDES RACISTAS, segundo julgamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

Me remeto, ainda, à lembrança que neste mês também temos o DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA,proclamado pela UNESCO, em 16 de novembro, e, que se precisamos e devemos ainda combater o preconceito étnico-racial, é porque ainda não nos transformamos em multiplicadores do desejo da diferença. Ainda, humanamente, continuamos, no Hipercapitalismo, homogeneizantes, serializadores e naturalizadores de todas as formas de intolerância e preconceito.

Escrevi um texto, que foi publicado no site da , Sentidos, em 17/11/2006, indagando sobre a Tolerância, seu dia, e suas (im) possibilidades, do qual reproduzo um trecho: "Há, então, uma bela defesa a se construir que, (todos e todas) fazemos ao aceitar as idéias e o modo de ser diferente do Outro, não por respeito ou reconhecimento da Diferença, mas simplesmente por uma "bela indiferença", como a que ocorre pelo desgaste em relações de convívio cotidiano, porque não se possui, em essência nada para opor ou defender, um estado em que a mentira e as máscaras sociais, naturalizadas por nós mesmos, equivalerá a uma verdade pretensiosa e falaciosa. 

Vemos, por exemplo, esta situação em espaços de disputa do saber, como forma de poder, em que se esquece dos objetivos da construção daquele grupo. Esta é uma das repetições que enfrentamos e construímos todos os dias em espaços de vivência com o mesmo e a mesmice: as equipes e grupos profissionais que têm como tarefa promover a própria tolerância, ou seja profissionais da saúde, educadores, autoridades públicas, advogados, jornalistas, etc.... ". (http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=11292&cod_canal=33).

Ainda precisamos aprender a aprender, humildemente, a sabedoria do coração: o Outro e sua diferença não me diminuem...podemos, sim, juntos em igualdade de direitos, expandir e multiplicar nossas forças e micro poderes... abrindo novas formas de inteligência coletiva do conhecimento... novas alianças... novas suavidades... novas ecologias,,, caminhando na trans-interdisciplinaridade e no desejo de ir pela Estrada Aberta, produzindo nossas re-evoluções moleculares.

Nesse sentido é que conclamo e proclamo o espaço do Blog InfoAtivo.DefNet como mais uma ágora virtual, ou seja um espaço aberto a todas as opiniões e idéias, com o desejo de que muitos possam se apropriar destas e multiplicar, intensa e micropoliticamente, qual um rizoma, a afirmação do respeito e do reconhecimento da Diferença, das singularidades, das multiplicidades e da diversidade humana.

Proclamo aberta a visitação e difusão do INFOATIVO.DEFNET para todos e todas,que imbuídos e contaminados pela POTÊNCIA ZUMBI, com sua resistência e resiliência do tipo "maçaranduba" ( também conhecida como pau-de-andrade, uma madeira que por sua resistência já serviu até para 'dar em doido' nos manicômios brasileiros, assim como para a criação de alguns instrumentos musicais), afirmando que 'nóis inverga mais nóis num si intrega', ou seja continuaremos, coletivamente, em busca de uma afirmação e concretização de um Sociedade menos excludente, desfiliadora, racista, eugenista e despolitizadora de nossos desejos e subjetividades.

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG - http:// infoativodefnet.blogspot.com.br

EM BREVE SUGESTÕES SOBRE LIVROS,CINEMA E ARTE:

Tolerância e seus limites (um olhar latinoamericano sobre diversidade e desigualdade) - Clodoaldo Meneguello Cardoso, Ed. UNESP, SP, 2003.

O Racismo explicado à minha filha - Tahar Ben Jelloun - Via Lettera Editora e livraria - SP - 2000.

Campinas, 14/15 de Novembro de 2009.
JORGE MÁRCIO PEREIRA DE ANDRADE

jorgemarcio.defnet@gmail.com
www.defnet.org.br
http://infoativodefnet.blogspot.com.br
PS - Caso os amigos tenham contribuições sobre usabilidade, acessibilidade e design solicitamos que nos enviem seus comentários, sugestões e aprimoramentos. Sou e estou um aprendiz de Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário