quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SEREMOS, NO FUTURO, CIBORGUES? Para além de nossas deficiências humanas


IMAGEM PUBLICADA – a fotografia de Neil Harbisson, a primeira pessoa a ser reconhecida como ciborgue por um governo depois de implantar uma câmera no olho. Ele participa de um projeto chamado “Eyeborg”, e tendo nascido com uma deficiência que lhe impedia de ver as cores, após ter um chip implantado em seu cérebro passou a ‘’escutá-las’’. Ele é mais um que nos indica um possível, quase iminente, futuro: o corpo humano será composto por diferentes “peças de reposição”, ou seja teremos a mais profunda, revolucionária e científica comprovação do quando desejamos nos tornar ‘’máquinas desejantes’’..., porém nunca deveremos, ou deveríamos nos tornar, nem um pouco, os ‘’exterminadores’’ do Futuro.


O corpo humano já foi desde as chamadas cirurgias da ‘’pedra’’ levado a muitas ‘’inclusões’’ de matérias primas que não o compõem em sua essência naturalizada. A notícia de um ciborgue, embora não seja o primeiro como diz a matéria, me lembrou de um seriado de TV dos anos 60: o homem de seis milhões de dólares. Em sua reconstrução, como no Robocop muito dinheiro foi necessário...


E, por falar em milhões, tivemos recentemente a notícia da autorização de crédito para que as pessoas com deficiência pudessem ter acesso a tecnologias Assistivas. Como parte do Viver sem Limites o Governo Federal publicou uma Portaria que: “Dispõe sobre o limite de renda mensal para enquadramento como beneficiário do financiamento para a aquisição, por pessoa física, de bens e serviços de tecnologia assistiva destinados às pessoas com deficiência e sobre o rol de bens e serviços passíveis de financiamento com crédito subvencionado para tal finalidade”. (* indico link no fim do texto)

São essas as Tecnologias que, como já disse devem ser de acesso universal, são definidas, oficialmente, como: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social"

Qual será então a mudança que virá com estas tecnologias sendo subsidiadas? Inclusão social? Desejo, firmemente, a não exclusão dos que possuirão, ou já possuem, mais um aparato ou aparência diferenciada. Seja uma cadeira de rodas eletrônica ou um hiper implante coclear. Espero que não se tornem pelo ‘’valor incluso com dinheiro público’’ motivo de preconceito e segregação. 

Muitas pessoas tem um estranho olhar para alguma coisa eletrônica colada, inserida ou exposta como na cabeça de Neil? Tenho certeza de que muitos olharam esse homem apenas como ciborgue. Mesmo na Campus Party. Alguns de nós estereotipam Ets em qualquer Outro com uma diferença visível. Não, dirão outras pessoas, ele apenas teve a oportunidade de receber uma complexa rede tecnológica que o equiparou a todos nós. Ele enxerga escutando as cores.

Assim também há muitos e muitas que estão agora escutando este texto graças aos sintetizadores de voz. São pessoas cegas que compartilham com pessoas surdas implantadas o que há de mais avançado no campo das reprogramações do corpo humano. Apenas escutam. Há um olhar ou um escutar biônico entre eles? Há é muitas resistências e muitos preconceitos ainda para superarmos nessas conquistas científicas e biotecnológicas.

Por ser parte de uma revolução, que não veio com a Primavera, mas que silenciosamente se faz todos os dias, ainda causam desde temores até euforias. Temos é que discernir a sua real implicação com a mudança de qualidade de vida de quaisquer dos cidadãos ou cidadãs do Mundo Globalizado. Não devem ser tomados como o futuro já realizado. Muitas outras inovações estão em gestação...

O que gostaria de lembrar é que o acesso às conquistas tecnológicas deve ser contrabalançado com as conquistas em direitos humanos. Temos de disponibilizar o olho interno de Neil para quaisquer dos que dele necessitem. Nesse sentido é que indaguei há muitos anos atrás: Tecnologia assistiva para o acesso universal ou acesso universal às tecnologias?

Completo, hoje, que devemos nos ocupar da construção de um olhar e de uma reflexão ativa sobre as questões bioéticas e biopolíticas que surgem junto com estas inovações. Temos o dever de buscar entender as transversalidades dos “Homo Creator’’ com o ‘’Homo Ludens’’, que são as atuais fases conflitantes do velho ‘’homo sapiens’’. Ainda estamos produzindo e excluindo milhares de Homo Sacer. Ainda temos de estancar a eliminação do que chamamos de ‘vidas nuas’...

Ou seja temos de superar o temor que um olho biônico, um braço mecânico, uma mandíbula feita em impressora, um coração ‘’artificial’’, ou até mesmo um novo ‘’cérebro maquinal’’, possam trazer. Apenas não podemos ressuscitar o desejo da perfeição nazista de um Dr. Mengele, ou ficcionalmente dos Drs. Frankstein que persistem nas conquistas científicas.

Por isso apesar da velocidade física, semelhante e equiparadora, de um Pistorius, conhecido como "Blade Runner", por não ter as duas pernas e usar próteses finas feitas de fibra de carbono, temos também o filme que nos avisa sobre nossos futuros replicantes. Não podemos nos inebriar na velocidade da hiper-informação sobre as invenções que nos tornem ‘’menos deficientes’’.

Somos ainda, para além desse futuro onde não haverá incapacidade ou deficiência insuperável, essencialmente humanos. Mesmo que sejamos transformados em ‘’trans-humanos’’. O que nos trarão, revolucionariamente, as nanotecnologias, as engenharias genéticas ou as biotecnologias de ponta, no atual cenário sócio-político e econômico, não nos garantem um futuro mais justo, mais ético e mais humanitário.

A distribuição de um direito de acesso às tecnologias e serviços que possam mudar a vida de um sujeito com deficiência são, nesse sentido, uma prerrogativa ética e não uma concessão estatal ou macropolitica. 

Nossos sujeitos com deficiência ainda atravessam um momento histórico bem distante do que foi feito para Neil ou para a mulher de 83 anos, que teve uma mandíbula produzida pelo Biomedical Research Institute da Hasselt University, na Bélgica.

Ainda temos milhares de jovens ou crianças ou velhos com deficiências em ‘’antigas’’ e inadequadas cadeiras de rodas. Ainda temos milhares de barreiras arquitetônicas a demolir, mais ainda as barreiras atitudinais que levam a alguns empresários desejarem, espertamente, modificar o direito à Lei de Cotas. Dizem que querem uma ‘’flexibilização’’. No meu entendimento estão é mantendo as distâncias, negando os avanços e cortando custos. 

O que faz com que alguns ainda não reconheçam o que o futuro nos reserva? Todos e todas poderão, como eu, um dia ainda precisar do TITÂNIO, ou de uma troca de ‘’sobressalentes’’? Sei que teria muitos outros desdobramentos em minha vida e corpo acaso uma impressora tivesse sido possível para uma cópia, ideal e utópica, de toda a minha coluna vertebral...

Como você, ou melhor, todos nós, nos sentiríamos ao ter, como Neil, ou o cineasta canadense, implantados um ‘’eyeborg’’ no lugar de seu olho original, carnal e humano? Tornar-nos-íamos mais humanos, mais sensíveis, mais tolerantes, mais criativos, mais afetuosos, mais felizes, ou apenas poderíamos nos tornar mais mortais, no seu duplo sentido?


Copyright jorgemarciopereiradeandrade 2012-2013 (favor citar o autor e as fontes em republicações livres pela Internet ou outros meios de comunicação de massa)

Matérias citadas e fontes da Internet-

Primeiro ciborgue do mundo é destaque na Campus Party http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/02/06/primeiro-ciborgue-do-mundo-e-destaque-na-campus-party/

O que é Tecnologia Assistiva? http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

PORTARIA INTERMINISTERIAL MF e MCT e PR/SRH Nº 31, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2012
http://www.editoramagister.com/legislacao_ler.php?id=19791

Mulher recebe prótese de mandíbula fabricada por impressora 3D 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/02/120207_mandibula_transplante_mv.shtml

Tecnologia assistiva para o acesso universal ou acesso universal às tecnologias? (Jorge Márcio Pereira de Andrade) http://www.cidec.futuro.usp.br/artigos/artigo9.html

Cineasta canadense implanta câmera no lugar do olho http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2011/09/110920_camera_olho_dg.shtml

Matéria publicada após a escrita deste texto:
Aprovada comercialização do primeiro 'olho biónico
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3057074

Matéria publicada depois que escrevi este texto:

"Não quero vender olhos", diz ciborgue que "ouve" as cores
http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/2012/noticias/0,,OI5602708-EI19138,00-Nao+quero+vender+olhos+diz+ciborgue+que+ouve+as+cores.html

LEITURAS INDICADAS para reflexão e crítica:
HOMO-CREATOR – Ética e Complexidade na reprogramação da vida – Tereza Mendonça, Editora PUC RJ, Rio de Janeiro, 2007.
HOMO SACER – O Poder Soberano e a Vida Nua I – Giorgio Agamben, Editora UFMG, Belo Horizonte, MG, 2002.

Leia também no BLOG –
A PARÁBOLA DA ROSA AZUL - 
https://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/05/a-parabola-da-rosa-azul.html

POR QUE AS TECNOLOGIAS NOS AFETAM?
https://infoativodefnet.blogspot.com/2010/04/por-que-as-tecnologias-nos-afetam.html

UM DIA NÓS SEREMOS QUAL CIF? As Deficiências e sua(s) Classificação(ões)
https://infoativodefnet.blogspot.com/2011/11/um-dia-nos-seremos-qual-cif-as_28.html

ADEUS ÀS ARMAS - Sem Tiros no Futuro ou Cem tiros?
https://infoativodefnet.blogspot.com/2011/05/adeus-as-armas-sem-tiros-no-futuro-ou.html

6 comentários:

  1. Olá!
    É um grande prazer conhecer seu blog e poder ler o que escreves.
    Acredito que quando escrevemos com prazer conquistamos amigos e fiéis amantes das palavras. Sabemos o quanto é difícil levar a nossa voz, as nossas angustias os nossos sonhos às pessoas. Mas o mais importante é saber que você e eu gostamos daquilo que fazemos.E acreditamos que o mundo pode se tornar bem melhor através de nossos escritos.
    Grande abraço
    Se cuida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Maristela
      Aprender a aprender este é o mote de seu desejo e trabalho, assim como o meu, e agradeço sua mensagem e comentário... espero que você volte sempre e traga os amigos e amigas de seu blog, que já visitei e a parabenizo...um doceeafetuosoabraço jorgemárcio (me cuidando com muito carinho)

      Excluir
  2. Este seu post, e meu trabalho com 25 anos somente com Tecnologia Assistiva me fazem comentar vários trechos em partes:
    “Desejo, firmemente, a não exclusão dos que possuirão, ou já possuem, mais um aparato ou aparência diferenciada. Seja uma cadeira de rodas eletrônica ou um hiper implante coclear. Espero que não se tornem pelo ‘’valor incluso com dinheiro público’’ motivo de preconceito e segregação.
    Vejo exclusão numa simples cadeira de rodas. As crianças com múltiplas deficiências que precisam usar cadeiras com diversos dispositivos vivem essa exclusão, mediada em parte pelos pais, que não agüentam os olhares, as perguntas, o incomodo, o cansaço...
    Quando inventei o sistema levitar de cabeça, para facilitar o olhar, o apreciar, a convivência social, fui chamada de “torturadora, como Hitler. Até hoje só colocamos em pouquíssimas crianças, essa tecnologia revolucionaria, que além de melhorar toda a qualidade cognitiva e social, melhora também a motricidade. Mas é chamativa, excêntrica, é um capacete com mola na cabeça de uma criança!!!!

    Então a exclusão é vivida diariamente nas casas, nos prédios, todos escondidos...

    Muitas pessoas tem um estranho olhar para alguma coisa eletrônica colada, inserida ou exposta como na cabeça de Neil?
    Estranhos no ninho... como no filme, não há como evitar o olhar de curiosidade. Somos todos muito curiosos. E lá vai nosso cérebro, nossas amígdalas emocionais a decidirem: não olhe, seja educado ou olhe isso é muito fabuloso, ou olhe lá coitado....”Deus me livre”

    Gisleine M Philot Terapeuta Ocupacional

    ResponderExcluir
  3. Gisleine continuando - comentário (devido a limite de caracteres até 4090...) :
    "Há é muitas resistências e muitos preconceitos ainda para superarmos nessas conquistas científicas e biotecnológicas
    De fato, até do próprio paciente, sei de muitos que querem a cadeira preta, a órtese preta, e há quem de fato ache que se gasta muito dinheiro em pesquisas para “essas minorias”.
    ...gostaria de lembrar é que o acesso às conquistas tecnológicas deve ser contrabalançado com as conquistas em direitos humanos. Temos de disponibilizar o olho interno de Neil para quaisquer dos que dele necessitem. Nesse sentido é que indaguei há muitos anos atrás: Tecnologia assistiva para o acesso universal ou acesso universal às tecnologias?
    Sabe, durante uma reunião sobre ABNT e cadeira de rodas, um funcionário do governo federal insistia nessa questão, tudo tinha que estar interligado ao Direito Humano. Sem dúvida acesso universal às tecnologias. Não vejo de outra forma. Para mim isso é inclusão.
    Ou seja temos de superar o temor que um olho biônico, um braço mecânico, uma mandíbula feita em impressora, um coração ‘’artificial’’, ou até mesmo um novo ‘’cérebro maquinal’’, possam trazer
    Sim precisamos urgente de campanhas como a do Rehab de Brasília: Conscientize: conscientizar as pessoas. Não adianta as leis, os direitos, se as pessoas não são conscientizadas das deficiências e das tecnologias.
    A distribuição de um direito de acesso às tecnologias e serviços que possam mudar a vida de um sujeito com deficiência são, nesse sentido, uma prerrogativa ética e não uma concessão estatal ou macropolitica.

    Sim, sim, sim!
    Ainda temos milhares de jovens ou crianças ou velhos com deficiências em ‘’antigas’’ e inadequadas cadeiras de rodas. Ainda temos milhares de barreiras arquitetônicas a demolir, mais ainda as barreiras atitudinais que levam a alguns empresários desejarem, espertamente, modificar o direito à Lei de Cotas. Dizem que querem uma ‘’flexibilização’’. No meu entendimento estão é mantendo as distâncias, negando os avanços e cortando custos
    Ainda temos esquemas entre compradores públicos e empresas privadas, fortalecendo esse esquema de cadeiras inadequadas, ainda temos alvarás sendo fornecidos sem cumprimento das normas de acessibilidade, por conta ainda do “esquema do dinheiro”. Ainda temos fabricantes de cadeiras de rodas, que se recusam a tirar de linha aquelas que são verdadeiramente carroças, porque o governo compra, então o problema não é deles.
    Sei que teria muitos outros desdobramentos em minha vida e corpo acaso uma impressora tivesse sido possível para uma cópia, ideal e utópica, de toda a minha coluna vertebral
    Também preciso de uma, todos que trabalhamos ou vivemos com pacientes graves precisamos....

    Tornar-nos-íamos mais humanos, mais sensíveis, mais tolerantes, mais criativos, mais afetuosos, mais felizes, ou apenas poderíamos nos tornar mais mortais, no seu duplo sentido?
    Como você vê seu texto me deixou muito, mas muito mais sensível, mais humana, mais tolerante, o que então não faria um olho, um ouvido, uma mão biônica?!

    Tenho que parar de escrever. Vou retomar este post, para mim em outro dia, e escrever para valer sobre as dores e as alegrias da convivência com pessoas que necessitam fazer uso de dispositivos assistivos e de seus familiares, e sobre desconhecidos – as chamadas pessoas comuns - que contatam com a Tecnologia Assistiva. Há muito por fazer, falar, esclarecer, conscientizar.
    Gisleine M Philot Terapeuta Ocupacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carissima e querida Gisleine
      As suas palavras só trazem para a realidade os que lerem com dedicação estes comentários, dividos mas apenas por força dos limites do blogger... mas no futuro, com certeza, um blog estará sendo lido diretamente em nossos olhos...e sem limites de palavras ou de emoções... mas para que alguns tenham direito ao que as Tecnologias Assistivas proporcionam precisamos ler e combater todos os desvios, desmandos e injustiças que seu comentário traduz... continuemos juntos nessa jornada rumo a um futuro mais justo e assistivo, com certeza não menos Universal em seu desenho... um doceabraçoagradecido jorge marcio

      Excluir
  4. Os avanços e possibilidades da tecnologia, da nano tecnologia cria esperanças, mudanças. Será tanto melhor se as pessoas que ainda sofrem restrições, preconceitos e estão impossibilitadas de viver com dignidade sejam as primeiras a usufruírem dos descobrimentos das "revolucionárias" ciências e tecnologias, principalmente as que nasceram ou por algum motivo têm deficiências que limitam a existência. Aplaudimos esses avanços e novas possibilidades que elas criam para os seres humanos. Mas, há também algumas desconfianças quanto o atendimento Universal, mais justo, assistivo para todos que dela necessitarem, com a mesma presteza e o mesmo padrão de qualidade. Temos o direito de sonhar com um mundo mais humano e mais justo, ético e tecnológico buscando solução dos problemas que limitam e afligem pessoas. Jorge Marcio o seu blog, textos nos ajudam nessa esperança!

    ResponderExcluir