sexta-feira, 26 de abril de 2013

AOS 103 ANOS AINDA SE APRENDE ALGUMA COISA?


imagem publicada – a foto em preto e branco de uma matéria da Revista Fatos e Fotos – Gente, de 28 de Abril de 1980, uma publicação Bloch, onde aparece à direita uma mulher realizando uma mamografia, como forma de prevenção do câncer de mama, e, em tamanho menor, uma fotografia em preto e branco com um homem negro, com cabelo Black Power, com uma mão repousando sobre a testa, em posição semelhante a quem está pensando sobre a Vida. O retratado sou eu. A reportagem fala sobre o nosso temor da morte pelo câncer e a busca pelas e nas drogas de um alívio desse temor. (fotografia de João Poppe)

A Morte deve ser uma mulher extraordinária. Nos pega na mão e nós temos de seguir atrás dela. Somos obrigados. É esse rumo desconhecido que me fascina e que faz com que não tenha medo da morte.” Léo Ferré.

O tempo não passa? Uma homenagem aos que têm do direito de viver e morrer em paz... E ficarem na memória

Encontrei outro dia uma velha reportagem. Meus velhos papéis que precisavam ser jogados fora me trouxeram de volta minhas memórias. Era uma reportagem na qual eu dizia em Abril de 1980:...”Isto acontece visto que todos nós curtimos intimamente o desejo da imortalidade, e o câncer não deixa de ser uma pedra no caminho, uma ameaça imediata e concreta dessa pretensa imortalidade”.

O título da matéria, que hoje pareceria atual, era “CÂNCER – A cura pelas drogas?” tendo como subtítulo – “Cientistas utilizam a maconha no tratamento médico”. Lembrete aos desavisados eu já discutia, nesse tempo de resquícios da Ditadura Militar a questão da ‘descriminalização da maconha’ e a despenalização dos usuários. Tínhamos de combater um grave preconceito que associava os 'maconheiros' e os 'subversivos' contra a Segurança Nacional, assim como os 'bons costumes'...

 Já afirmava: - “Eu acho altamente questionável o uso da maconha no tratamento do câncer, como os cientistas americanos vêm fazendo, embora acredite que a droga possa ser utilizada como um paliativo, uma espécie de substitutivo provisório, e, neste sentido, eu sou altamente a favor.”

Digo novamente eram os Anos 80 começando. E os Anos de Chumbo ainda queimavam, mas começavam a se derreter diante dos nossos anseios de democratização...Porém o que me leva a escrever hoje é muito mais a questão que levantei no meio da matéria: a indagação sobre nosso desejo de imortalidade. Hoje e nos próximos dias tenho de refletir muito e vivenciar mais ainda essa questão.

O meu pai longevo fará aniversário e completará os seus 103 anos. E a minha pedra no sapato, a minha pedra de Sísifo volta a incomodar com um velho calo nos dedos dos pés do sapato novo, mas sempre apertado da Vida. Somos ou desejamos tanto essa longevidade, a que preço ou valor?

A Dona Morte rondava ainda nossos ares nos Anos 80 com os ranços do que vivemos há poucos anos antes. Ainda respirávamos um pouco dos resíduos ativos da visão conservadora e ditatorial dos Anos de Chumbo, que só começariam a se dissipar quatro anos depois. Nessa  época é que já pensava, reflita, questionava e trabalhava, como diz a matéria da Revista Gente, o cuidado com os mais vulneráveis. Trabalhava com pessoas vivendo os limites de seus corpos com câncer.

Esse trabalho repercutia em mim o aprendizado de com podemos vivenciar tanto a felicidade como a dor. E a ideia e prática que criticava, sem saber que já existia a Bioética, era o uso de substâncias psicoativas sem as devidas pesquisas e investigações científicas. Já estava, um jovem médico, incipiente com a psiquiatria e a psicanálise, buscando formas menos “químicas” de enfrentamento de nossas limitações e finitude vital.

Por ter acompanhando muitos casos de terminalidade vital por doenças crônicas, nessa época, aprendi muito sobre uma palavra: a transitoriedade. Ainda não falávamos ou praticávamos denominando os cuidados paliativos, mas os vivenciávamos a beira dos leitos de pacientes considerados “sem saídas terapêuticas”.

Exercia, sem denominar, o que hoje chamamos de Klínica, pois lidar com a morte cotidianamente pode ensinar ir além do simples fato de nos ‘’inclinarmos’’ sobre os leitos e os pacientes. Tínhamos, principalmente diante dos cânceres infantis, de aprender o sentido da escuta sensível e da implicação. Eu, modestamente, acho que aprendi.

A Dona Morte que eu via era um simulacro, um fantasma do que realmente ocorria no âmago dos que realmente estavam morrendo. Sempre procuramos nos distanciar do morrer imaginando que superamos com essa atitude nossos temores da tal Senhora. Não! quanto mais se foge ou dela fugimos mais se está em sua companhia.

A tal Dona Thanatos foi, por exemplo, para Freud, uma fiel companheira de todos os seus dias e escritos. Diria até, ousadamente, que transversalizam uma boa parte de suas indagações que geraram o que temos, para além de Lacan ou outros atualizadores, de Psicanálise ainda hoje. Afinal ele teve no próprio corpo a experiência do câncer. E, no encontro final solicitou a ação de alívio de seu médico Max Schur.

Ele viveu o tempo que lhe foi possível e suportável. Por isso penso que devemos aprender a respeitar o cada um entende e sente como o limite suportabilidade de suas próprias existências.  Aí se incluem alguns que deixaram as mais profundas e reflexivas poesias sobre o viver e o morrer. Os seus corpos expiraram, porém, suas mentes deixaram marcas indeléveis. Exemplos? Fernando Pessoa, aos 47 e Florbela Espanca, aos 36 no dia de seu aniversário.

Com seus trinta ou quarenta e poucos anos biológicos de viver conseguiram ser os bólidos, cometas ou meteoros-vivos que transformaram muitas outras vidas após as suas finitudes e fim. Este é um ponto de vista que já ressaltava lá nessa reportagem.

Lá está registrado, para mim e para vocês todos e todas que: “...acredita o psiquiatra (eu) que todas as pessoas cancerosas devem estar conscientes de que, na vida, o mais importante não é a quantidade de vida, mas sim a qualidade (da vida e do viver, individualmente ou no coletivo)”.

E, como passageiros desse instante de uma Gaia Terra que, apesar do seu recente dia, vê-se arrastada por buscas fanáticas, principalmente de cunho religioso/político, de imortalização narcísica. Primeiro eu serei, na minha ignorância e credulidade, a ser salvo nos tempos apocalípticos, e, mesmo me tornando escravo de uma mistificação ou de uma manipulação ideológica, quero essa ‘vida do além’. E o meu dízimo ou voto legitimam uma grande farsa na Sociedade do Espetáculo e do Controle.

Temos, então, diante dessa proliferação dos fanatismos, como já disse no texto anterior, de aprender um pouco sobre nossas perdas.

Perdemos a rebeldia da juventude? Diria que sim se me retomasse apenas nos Anos 70 o ar irrespirável das torturas e dos desaparecimentos políticos; os Anos 80 engoliram nossa Contracultura e o Maio de 68. Entretanto, diante de novos e aperfeiçoados ardis de controle estatal ou social vemos novas bandeiras de liberação sendo agitadas.

Hoje, com novos olhares sobre o tempo, agora líquido e fugaz, encontramos os “mais velhos”, de mãos dadas,  andando ao lado de quem combate todas as formas de preconceitos e discriminações. Porém para isso precisamos da ressignificação do que entendemos como essa sabedoria dos antigos ou ancestrais.

A minha aprendizagem ainda não terminou, o meu buscar aprender com as perdas também. Disse estes dias atrás, em estímulo a quem está com lutos atravessando suas vidas, que diante dos entes que se vão ou outras formas de perdas é indispensável aprender e reaprender.

Precisamos, a meu ver, aprender a ser sem o apego gorduroso sobre a Vida.  Disse lá no Face-livro: - O aprendizado das perdas é uma das muitas formas de engrandecimento de nossas vidas... Aprender a se despedir... Aprender a deixar partir... Aprender a ir embora... Aprender/desaprender a viver e aprender a morrer... Como dizia a poetisa Florbela: “e se ei de ser cinza, pó e nada... que seja o meu Dia uma Alvorada... que me saiba perder para me encontrar”.

Hoje, com as limitações físicas que adquiri, estou caminhando na direção, sem complacência ou autopiedade, do estar, intensamente vivo ao lado dos “mais jovens” diante de nossas finitudes semelhantes: somos todos apenas mortais sonhadores. Ou, será que somos sonhadores mortais?

Tendo nascido filho de um simples, porém, sempre amoroso ancião, repito o que disse ao jovem repórter Péricles Santana, há 33 anos: “Devemos mostrar a essas pessoas (há época meus pacientes com câncer ou seus familiares) um outro lado das coisas (e do viver), fazendo-as ver (e desejar) que tudo na vida é passageiro, sendo, portanto mais importante essa trajetória (e o aprendizado humilde de nossa transitoriedade existencial).

Então, além do resgate de minhas ideias e vivencias médicas lá nos Anos 80, quando também me impliquei com o cuidado com as cicatrizes da ditadura através do Grupo Tortura Nunca Mais RJ, reforço ainda que precisamos de buscar uma serena sabedoria.

Uma sabedoria que ainda encontro nos sorrisos de meu velhinho, lá nas Minhas Minas Gerais? Sim, uma sabedoria que consiste em uma forma sensível de ser, estar e viver. Uma sabedoria que, entretanto, pode ser complexa: - não devemos perder a “fé” no Outro e nos Outros além de mim, mas também não podemos estragar nosso próprio bem estar já conquistado.

Enfim, em tempos de retomada dos outros meios modernos de alívio de nossas dores e finitudes, compreender que nenhuma droga inventada ou comercializada pode, ‘prozaquianamente’, como um “hiper antidepressivo global”, nos aliviar de todos os sofrimentos existenciais. Insistimos na busca do Admirável Mundo Novo de Huxley?

Estas novas drogadicções ou dependências de uma química tornaram-se, como retrocesso histórico, até o mote para novas e aprimoradas técnicas de aprisionamento, inclusive com a legitimação psiquiátrica ou dos poderes políticos.
Como dizia lá naqueles primórdios: a Vida não tem cura, pois o Guimarães já disse que é e será muito perigoso viver. A vida se tiver prospecções ou invenções de novas cartografias do viver, é apenas a pró-cura.

Por isso não lhes garanto a imortalidade. Posso apenas, com profunda e afetiva sinceridade, desejar que possam ter os olhos e o coração de meu pai de 103 anos.

Lá, nesses olhos/coração singelos, com toda certeza há memórias que todos e todas merecemos experimentar, independentemente de sermos apenas passageiros, marinheiros, argonautas, barqueiros, remadores ou pescadores cruzando o tal rio, aquele que o Pessoa disse ser apenas com curvas, e a Morte seria e será apenas mais uma curva do rio.

Navegar é preciso, hoje é apenas im-preciso ainda, mas vale a pena tentar...
Copyright/left jorgemarciopereiradeandrade (favor citar o autor e as fontes em republicações livres pela Internet ou outros meios de comunicação de massa)

Indicações para Leitura crítica e reflexiva –

LÉO FERRÉ – Seleção e tradução de poemas, canções e da carta inédita (Luiza Neto Jorge) – Ulmeiro e os Autores, Lisboa, Portugal, 1984.

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO - Aldous Huxley - http://pt.wikipedia.org/wiki/Admir%C3%A1vel_Mundo_Novo

LEIAM TAMBÉM NO BLOG (e comentem...)

O MUNDO ENVELHECE, AS INJUSTIÇAS AINDA PERSISTEM, E, ENTRETANTOS, MEU PAI FAZ 102 ANOS...
A DONA MORTE É GLOBAL, MAS O NOSSO TESTAMENTO PODE SER VITAL
http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2012/09/a-dona-morte-e-global-mas-nosso.html
NOSSAS IN-DEPENDÊNCIAS DA DONA MORTE EM 11/09/2011 (ou qualquer data posterior, como a mais recente em Boston)
http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/09/nossas-in-dependencias-da-dona-morte-em.html
CARTAS De-VIDAs À DONA MORTE 
http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/08/imagem-publicada-foto-do-ator-al-pacino.html

9 comentários:

  1. Preciosa reflexão que faz eco quando paramos e olhamos para a vida com olhos de quem deseja aprender e desaprender e se fazer novo todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ceci
      Obrigado pela leitura e que possamos nos renovar, real e sinceramente, a cada novo dia... como nos princípios do Zen: cada momento, um novo momento... um doceabraço jorge márcio

      Excluir
  2. Respostas
    1. Estimada Pilar
      Gracias por su atención con mis textos y su lectura afectuosa y intensa... um doceabraço desde o Brasil Jorge Márcio

      Excluir
  3. Ontem me despedi, mais uma vez, de uma amiga que morreu por causa de um câncer.Não sei se sempre foi assim, mas tenho tido muitas perdas pelo mesmo motivo, apesar dos avanços da ciência.
    Foram três desde o começo do ano.Em todos os casos a morte veio em forma de alívio, depois de incontáveis sessões de quimioterapias.É mais ou menos como aquele ditado, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.
    Elas andaram a passos lentos e pareciam, muito mais do que conformadas, aliviadas com o cessar da dor.E neste processo, acredito que a quimioterapia seja uma forma de preparar a pessoa para o fim, ao ponto de desejá-lo.
    Tenho minhas ressalvas sobre esta terapia química, mas também me falta coragem para não tentar caso me seja um dia prescrita.
    Daí que o negócio é vivermos intensamente e de bem com todas as nossas limitações e dores até que nos chegue o momento da derradeira despedida, que pode ser sem traumas se assim quisermos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida preciosa Turmalina
      Somo e seremos FINITOS mesmo que os Drs. Frankstein produzam uma cópia replicante de nosso corpo mortal sem o defeito da Dona Morte... até os estepes furam na estrada de buracos invisíveis da estrada líquida chamada VIDA... ela escorre entre os dedos a cada milésimo de segundo... por isso as quimio são alternativas em busca da CURA, muito embora saibamos que a VIDA NÃO TEM CURA... É irremediável mente VIDA, entretanto se colocarmos uma pitada de humor na transitoriedade esses milésimos podem ter o 'tempero' e o sabor de uma e-terna-idade... doceabraço e vamos aprendendo a aprender o despedir e deixar partir. jorgemarcio

      Excluir
  4. Quando penso em morte não meço o poder da perda, mas o quão conseguimos co-existir e marcar as vidas sem superficialidade, creio que muitos nem no seu núcleo minúsculo, ao qual chamamos família sabe assumir quem é, como vê a vida e, muitas vezes, nem consegue definir em que acredita, portanto passa como se fosse nulo, anulando-se, ou se deixando anular, pois para que a existência tenha significado é preciso viver de verdade, onde o SER marque raízes próprias... Algumas pessoas ficam imitando as máscaras para elas delineadas, fingindo-se, mostrando resultados prescritos, e com isso somem na totalidade! O mais importante não é a finitude da vida, pois acredito que a saudade quebra esse paradigma, e só sentimos falta de algo que marcou, prazeroso ou não... Então que nos rios e seus afluentes possamos ser, como nos olhos de um homem que tem a experiência mental de tantos anos, tantas águas pelas quais já passou, ousou tomar banhos e deixar-se livre, sem açoites e cobranças, a não ser as suas... Que o tempero de nossas vidas seja o amor que podemos despertar em nós e nos outros, partilhar entre ambos e a solidariedade inconfundível e necessárias à existência e convivência nesse planeta Terra! Gratidão Doutor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Albea, linda mensagem...
      Palavras como: co-existir, vida, verdade, ser, raízes, saudades, rios, afluentes, ousar, amor, partilhar, solidariedade, convivência e por fim gratidão em contraste com máscaras, fingir, paradigmas, açoites, cobranças. Só elas assim, soltas, já dizem muito...
      Felicidades...
      Marisa Leão

      Excluir
  5. "AOS 103 ANOS AINDA SE APRENDE ALGUMA COISA?" - Jorge Marcio Andrade - JMA
    Estamos sempre é des(aprendendo).
    Nunca fico indiferente a seus textos, e sempre desaprendo alguma coisa. Fazem-me lembrar de imagens que são minhas, que foram lidas e de outras que foram esquecidas, o meu pai morreu, pouco antes de completar 54 anos, em maio, mesmo mês de seu aniversário: "Outono é a estação em que ocorrem tais crises,/e em maio, tantas vezes, morremos./Para renascer, eu sei, numa fictícia primavera," cantou o poeta mineiro Drummond, dois Andrades que me movem.
    Quando os médicos o desenganaram, não iam mais visitá-lo, ele estranhava aquela ausência, ninguém disse a ele que estava morrendo, mas, no fundo, ele sabia, o abandono dos médicos, causou-nos estranheza, eles se debruçavam sobre a doença do meu pai e não sobre o homem, alguns enfermeiros, voltavam-se para mim para perguntar se ele preferia isso ou aquilo, com ele estando plenamente consciente. Nos entre olhávamos...
    Você citou Rosa ele veio a mim também na sua passagem: "Não! quanto mais se foge ou dela fugimos mais se está em sua companhia." – JMA
    As palavras do sábio Riobaldo soaram em meus ouvidos: "Quem muito se evita, se convive!..." - assim, somos com a morte.
    E outra lição, ainda do jagunço, que compartilha de suas mineirices: "...o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia..."
    "...sendo, portanto mais importante essa trajetória (e o aprendizado humilde de nossa transitoriedade existencial)." - JMA
    Curioso, três mineiros: você, Drummond e Rosa que se entrecruzam neste texto.
    Mas, não posso me esquecer de Clarice Lispector, enquanto meu pai morria, ou melhor, vivia, eu ficava pensando na transitoriedade da vida, ela, Clarice, escreveu dois livros – A Hora da Estrela e Pulsações - quase simultaneamente, enquanto morria - vivia os seus últimos momentos. Uma a tão humana Macabeá, que morre, sonhando com príncipes encantados, o outro, o autor fictício do qual não me lembro ou não sei se tinha nome, criava uma mulher que era meio-dia, enquanto ele era meia-noite, um embate, um monólogo de dois. Ele se sente de início Deus de Ângela Pralini, essa sim, com nome e sobrenome. O Autor se assusta, diante de tanto poder: a possibilidade de fazer o que quiser com ela. Disfarça-se dizendo que está criando aquela personagem para que viva por ele as coisas medíocres da vida: "...mas ela é como eu e só quer o clímax da vida..." - diz ele, já perdendo o controle daquela mulher.
    Neste embate percebemos que ele está morrendo, e que na verdade ele criava alguém que pudesse morrer por ele, mas, ela é mais forte. Tudo, neste mesmo ano, misturado a um professor chamado Danilo DiManno de Almeida, falecido, também, que questionava a luta pela sobrevivência dos corpos versus a luta pela eternidade dos corpos, os privilegiados lutando por esta última, em detrimento dos que ele chamava "de corpos sofridos": eu criava essa analogia entre a Macabeá, uma mulher simples, sofrida, vinda do nordeste e aquele outro homem, que se denominava Autor, ou poderia ser Deus, mas, que se descobre cada vez mais humano e menos dono de Ângela. Eles nunca se falam, ele a descreve e ela, simplesmente vive e fala, fala, fala... Mas no final, como sempre pressentiu em arrepios aquele homem, se dirigindo a ele: "- O resto é a implícita tragédia do homem - a minha é a sua? O único jeito é solidarizar-se? Mas "solidariedade" contém eu sei a palavra "só".”
    Ele responde que prefere o silêncio como faz Deus e apenas diz: Adeus.
    Marisa Leão - como sempre emocionada com seus textos,
    Meladoabraçoantimanicomialeresiliente

    Obs.: Caro, Jorge é a terceira vez, que envio esta mensagem, não sei usar o meu login. Não me dou muito bem com a tecnologia, só consigo enviar como anônimo, é eu acho que este teve ser o meu heterônimo. Nada mal para mim.

    ResponderExcluir